Nas agências dos bancos ou nos seus websites, podes encontrar informação sobre o tipo de cartões existentes para a tua idade. Analisa, com a ajuda de um adulto, as diferenças entre os cartões e escolhe aquele que se adapta melhor às tuas necessidades.
Cartão pré-pago
O cartão pré-pago é o mais indicado para os menores de 17 anos gerirem as suas mesadas. Com a mesada pré-carregada no cartão é mais seguro gerir o dinheiro e controlar os gastos, pois o cartão tem um saldo limitado para gastar, podendo utilizar-se apenas o valor previamente carregado. Além disso, tem outras funcionalidades que podem ser ativadas, como limites de utilização diários, semanais ou mensais. É facilmente recarregável, através da Internet ou dos caixas automáticos (ATM), selecionando a opção “Pagamentos de serviços”. Alguns destes cartões têm ainda a vantagem de permitir a poupança automática do saldo mensal excedente, por transferência agendada, para uma conta de poupança. Com um cartão pré-pago podes ainda levantar dinheiro, carregar o telemóvel ou comprar bilhetes para aquele espetáculo que não queres perder.
Cartão de débito
Os jovens a partir dos 12 anos (a idade pode variar de banco para banco) podem ter um cartão de débito, desde que devidamente autorizado pelos pais ou tutores. O cartão de débito, que está associado a uma conta de depósito à ordem, permite a realização de um conjunto de operações, como levantamentos, pagamentos, transferências, tanto em Portugal como no estrangeiro. Estes cartões podem ainda ter um conjunto de outras facilidades associadas, consoante a oferta de cada instituição. Há, por exemplo, cartões de débito que oferecem descontos, outros que podem ter associados seguros de proteção para acidentes quando praticas desporto ou quando viajas para o estrangeiro.
Para quem se preocupa em poupar, existem cartões que permitem arredondar o valor das compras. Assim, quando fazes uma compra, o valor em excesso (do arredondamento) é depositado numa conta de poupança. Sem quase dares por isso, ao fim do mês poderás ter poupado alguns euros.
Existem ainda cartões com tecnologia contactless associada. Neste caso podes fazer pagamentos, até um limite de 50 euros, sem necessidade de marcar o Código (PIN). Para isso, terás que verificar se o teu cartão de débito tem na face do cartão o símbolo de pagamento Contactless. Estes só podem ser utilizados nos leitores de pagamento dos comerciantes que apresentem o mesmo símbolo. Para efetuar pagamentos, basta aproximar o cartão do leitor (TPA) e esperar que surja a confirmação de que a compra foi efetuada.