Existem várias opções para fazer pagamentos à distância de uma forma simples, cómoda e segura. É fundamental que o faça sem correr riscos desnecessários, pelo que deverá ter sempre presente as regras de segurança sugeridas, nomeadamente pelo seu banco.
Fique a conhecer neste artigo os tipos de pagamentos que se podem fazer através da Internet e as suas características.
Pagamentos através de HOMEBANKING
Pode efetuar todo o tipo de pagamentos de serviços e compras, através do site (homebanking) do seu banco, sem necessidade de se dirigir a uma agência bancária, balcão dos CTT ou caixa automático Multibanco (ATM). Este serviço está disponível 24 horas por dia em qualquer computador, telemóvel ou tablet com acesso à Internet. Para fazer estes pagamentos deverá utilizar, para além dos códigos de acesso do homebanking, o código da entidade prestadora do serviço ou comerciante, a referência do pagamento que vai fazer e o valor a pagar.
Pagamentos através de MOBILE BANKING/ “APPs” bancárias
A generalidade dos bancos disponibiliza ainda soluções de mobile banking, habitualmente designadas por “Apps”. Estas aplicações permitem aceder a um universo alargado de serviços – nomeadamente no que diz respeito a serviços de pagamento, como, por exemplo, os pagamentos em loja, as transferências de dinheiro por contacto de telemóvel ou ainda a possibilidade de fazer pagamentos através de um QRCode.
Pagamentos através de outros prestadores de serviços
Existem ainda outros prestadores de serviços, como o MB Way ou Pay Pal, que permitem fazer operações bancárias à distância, incluindo compras online ou em lojas físicas, através da associação de um cartão ou de uma conta bancária. Por exemplo, o MB Way, que foi criado em Portugal, permite enviar, pedir dinheiro e dividir a conta, pagar e levantar dinheiro com o smartphone ou gerar cartões virtuais.
Pagamentos com Cartão de Crédito
Para fazer pagamentos com um cartão de crédito é necessário preencher, no site onde estiver a efetuar a compra, o número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança do cartão (3 dígitos no verso do cartão), de modo a poder concluir o processo de compra. Além destes dados, o utilizador terá ainda de introduzir dois ou mais elementos adicionais de autenticação (Autenticação Forte) que podem ser de Posse, Conhecimento ou Inerência, como uma palavra-passe, um código enviado por SMS ou uma impressão digital.
Sempre que fizer compras com o seu cartão de crédito, certifique-se que o site é autêntico. Não aceda a sites de comerciantes que têm links suspeitos ou páginas com aspeto mal formatado. A generalidade dos sites fidedignos para efetuar compras exige o registo prévio do utilizador com um mínimo de elementos (nome, morada para fatura, data de nascimento, nacionalidade, e-mail, contacto telefónico). Caso considere que o questionário de registo solicita informação exagerada e com demasiado detalhe, interrompa a interação. Em caso de dúvida, nunca introduza os dados do seu cartão.
Pagamentos com cartão virtual
Para maior segurança nas suas compras através da Internet, pode ainda criar cartões virtuais, com a vantagem de não ter de utilizar os dados reais do seu cartão de crédito ou débito. O exemplo mais conhecido em Portugal é o serviço MB NET, que permite criar um cartão virtual de crédito ou débito com o qual pode fazer pagamentos ou transferências online, de forma segura, podendo ser estabelecido um limite máximo diário de gastos. Para aderir ao MB NET terá de ser titular de um cartão bancário (débito ou crédito) e efetuar a adesão ao serviço, através do homebanking do seu banco ou da aplicação MB WAY.