O “Money Muling” é uma forma de branqueamento de capitais. Uma “Money Mule” (mula de dinheiro) é alguém que recebe dinheiro de uma pessoa ou entidade na sua conta bancária e transfere-o para outra conta ou levanta esse dinheiro e entrega-o a uma terceira pessoa ou entidade, obtendo um benefício em troca.
Mesmo que as “Money Mules” não estejam diretamente envolvidas nos crimes que geraram a obtenção do dinheiro (cibercrime, pagamentos e fraudes online, drogas, tráfico humano, entre outros), elas são cúmplices, uma vez que colaboraram na “lavagem” desses fundos. Isto é, as “Money Mules” ajudam as redes de criminosos a permanecer anónimas enquanto transferem dinheiro pelo mundo.
Se acha que está a ser usado como “mula” atue já antes que seja tarde demais: pare de transferir dinheiro e informe o seu banco ou a polícia imediatamente.
Como pode ser aliciado?
Um estranho contacta-o pessoalmente e pede-lhe que transfira dinheiro a partir da sua conta, oferecendo-lhe em troca uma quantia de dinheiro. A oportunidade de fazer dinheiro fácil é-lhe apresentada como não tendo qualquer risco. Dizem-lhe o que fazer e que há muitas outras pessoas que ganharam muito dinheiro desta maneira.
Depois pedem-lhe o número da sua conta ou que abra uma conta nova. Ao fazê-lo vai estar a ajudar criminosos a transferir fundos, de forma anónima, que podem estar associados a atividades criminosas muitas vezes ligadas a redes internacionais.
Ser “Money Mule” é crime por isso se acha que pode estar envolvido num esquema destes informe de imediato o seu banco ou fornecedor de serviços de pagamento e as autoridades locais, como a Policia Judiciária.
Tome nota:
- Nunca abra uma conta a pedido de outra pessoa que conheceu há pouco tempo.
- Nunca forneça os dados da sua conta a alguém em quem não tenha plena confiança.
- Tenha cautela com ofertas de dinheiro fácil. Se parece bom de mais para ser verdade, provavelmente é.
- Não transfira mais dinheiro neste contexto.