A Chave Móvel Digital (CMD) é um meio de autenticação e assinatura digital, certificado pelo Estado português, que permite a qualquer cidadão aceder a vários serviços públicos e privados online e assinar documentos digitais com um único login.
Por ser uma solução facilitadora, a CMD tem vindo a registar crescente adesão, quer do lado dos cidadãos, quer das entidades públicas e privadas, incluindo bancos, que aceitam a autenticação através deste recurso.
Como aderir?
1. Online
Pode ativar a CMD através das seguintes opções:
- APP Autenticação.gov – descarregue a APP para o seu dispositivo móvel (disponível para Android, iOS ou Huawei). Escolha a opção “Ativar Chave Móvel Digital” e siga os restantes passos. Vai necessitar de um telefone com câmara e do seu Cartão de Cidadão.
- Portal Autenticação.gov – Para aderir via portal do Governo, terá de colocar o Cartão de Cidadão no leitor de cartões e digitar o código PIN de autenticação do seu Cartão de Cidadão.
- Portal das Finanças – Para aderir através do site das Finanças, terá de utilizar os seus dados de acesso ao mesmo. Após efetuar o pedido, ser-lhe-á enviada uma carta, com um PIN temporário, para a morada do titular do Cartão de Cidadão, que permite concluir a ativação da sua CMD.
- Videochamada – nesta opção terá de ter um computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone, o seu Cartão de Cidadão, associar um número de dispositivo móvel à CMD e agendar uma videochamada no portal ePortugal.
2. Presencial
Presencialmente, pode ativar a sua CMD nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa, Serviços do Registo Criminal, Serviços consulares portugueses, Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital ou nas Lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (Açores).
Para uma maior comodidade, poderá ainda ativar a sua CMD no momento do levantamento de um novo Cartão de Cidadão.
Poderá ainda ativar, presencialmente ou online, a opção da assinatura digital qualificada, que lhe permite assinar, através da CMD, documentos digitais com a mesma validade de uma assinatura manuscrita.
Saiba mais sobre a ativação da Chave Móvel Digital
Como funciona?
A CMD associa um número de telemóvel e um endereço de correio eletrónico ao número de identificação civil, caso seja um cidadão português, e ao número de passaporte ou título/cartão de residência, caso seja um cidadão estrangeiro.
No momento da adesão terá que inserir o número de telemóvel e email, os quais ficarão associados à sua CMD, e definir um código PIN.
Depois, cada vez que quiser utilizar a CMD, basta introduzir o número de telemóvel e o PIN definido, assim como o código de segurança de 6 dígitos que irá ser gerado de cada vez que se quiser autenticar.
Conforme a sua opção, no momento de adesão, este código de autenticação poderá ser-lhe enviado por diferentes vias (nomeadamente SMS, notificação da aplicação Autenticação.gov ou correio eletrónico).
Como usar no seu banco?
Em alguns bancos já é possível utilizar a CMD para se autenticar, por exemplo, no momento de abrir uma conta online ou aceder ao seu homebanking.
Na abertura de conta online, a autenticação através da CMD, permite-lhe dar autorização ao banco para recolher a informação e os dados pessoais necessários, de forma imediata, sem necessidade de ter que preencher manualmente esses campos, tornando assim o processo de abertura de conta mais célere.
No homebanking, pode utilizar a CMD como forma de autenticação alternativa aos códigos de acesso fornecidos pelo seu banco. Assim, sempre que escolher a autenticação com CMD irá ser redirecionado, de forma segura, para a Autenticação.gov e, após introdução dos dados da CMD, terá acesso ao homebanking do seu banco. Esta opção necessita de uma adesão prévia por parte da sua instituição bancária.
Como desbloqueio ou recupero o PIN da Chave Móvel Digital?
Caso introduza o código PIN errado, três vezes seguidas, a CMD bloqueia temporariamente e, caso insista e continue a marcar o PIN errado, a CMD irá bloquear de forma permanente. Também irá bloquear de forma permanente, caso se engane três vezes seguidas a marcar o código de segurança temporário que é gerado automaticamente cada vez que pretende usar a sua CMD.
Se a CMD ficou bloqueada ou se esqueceu do código PIN, pode desbloqueá-la no portal Autenticação.gov (na área reservada para esse efeito) ou presencialmente num balcão do Espaço Cidadão.
Saiba mais sobre desbloquear a Chave Móvel Digital
É possível alterar o PIN e outros dados da Chave Móvel Digital?
Sim, é possível alterar, a qualquer momento, o número de telemóvel, e-mail, PIN de autenticação e PIN de assinatura digital associados à sua CMD. Estas alterações podem ser feitas online, na área reservada do portal Autenticação.gov ou num Espaço Cidadão.
Saiba mais sobre como alterar os dados associados à Chave Móvel Digital
Posso cancelar a Chave Móvel Digital?
Pode cancelar a Chave Móvel Digital, a qualquer momento, através de uma das seguintes opções:
- Área reservada do portal Autenticação.gov;
- Linha Cidadão – 210 489 010 ou 300 003 990, disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h;
- Balcão dos Espaços Cidadão (disponível também nas Lojas do Cidadão)
Para mais informações sobre a Chave Móvel Digital visite a página da Autenticação Gov.