Se já sabe o que são fatores ESG e investimentos sustentáveis, agora só lhe falta começar a aplicar estes conhecimentos no seu dia-a-dia. Se pretende começar a investir de forma sustentável, leia as sugestões que temos para si!
#1 O seu banco pode ajudá-lo a investir de forma sustentável
O sector bancário tem aumentado a sua oferta de produtos e serviços sustentáveis, disponibilizando uma gama significativa de instrumentos financeiros com estas características.
Informe-se junto do seu banco para perceber qual a oferta disponível e de que forma melhor se adequa às suas necessidades, objetivos de investimento e preferências de sustentabilidade.
#2 Descubra as principais alternativas de investimento
Existem várias alternativas para investir de forma sustentável, nomeadamente através de fundos de investimento e de obrigações.
Podemos destacar como principais exemplos:
- Os fundos de investimento mobiliário que incorporam um ou mais fatores ESG nas suas características ou objetivos (por exemplo, investindo uma parte dos seus ativos em instrumentos que cumpram com determinados objetivos de sustentabilidade).
- As obrigações verdes (green bonds) que são instrumentos de dívida emitidos por entidades públicas ou privadas, para financiar projetos que visam objetivos ambientais (por exemplo, projetos de eficiência energética de edifícios).
- As obrigações sociais (social bonds) que visam financiar ou refinanciar projetos que promovam resultados sociais positivos (por exemplo, a manutenção ou criação de postos de trabalho).
- As obrigações vinculadas à sustentabilidade (sustainability linked bonds) em que o emitente se compromete a atingir determinadas metas sustentáveis (por exemplo, a redução do consumo de energia numa determinada proporção).
#3 Conheça os riscos associados aos investimentos sustentáveis
À semelhança dos investimentos tradicionais, os investimentos sustentáveis também apresentam riscos, pelo que, além dos cuidados habituais que qualquer investimento exige, deve também:
- Comparar os produtos de investimento sustentáveis e verificar o alinhamento destes com as suas preferências de investimento ESG e com o seu perfil de risco;
- Ter um olhar crítico sobre a publicidade relativa à integração de fatores ESG;
- Analisar cuidadosamente a informação que lhe é disponibilizada e compreender de que forma são integrados fatores ESG, a par de critérios financeiros, e qual a estratégia para os alcançar;
- Verificar, se possível, na informação não financeira disponibilizada pelos emitentes de instrumentos financeiros, o seu compromisso com a sustentabilidade.