Os fundos de investimento são instrumentos de poupança coletiva que visam captar poupanças de investidores com objetivos de investimento similares.
Essas poupanças são depois investidas, de acordo com políticas de investimento definidas para o fundo. Essas políticas de investimento podem, por exemplo, determinar que devem ser respeitadas proporções máximas a investir em diferentes classes de ativos (ações, obrigações, imobiliário, entre outros).
Caso os fundos de investimento invistam em imóveis ou outros investimentos similares (participações em sociedades imobiliárias), designam-se por Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Se, pelo contrário, os fundos de investimento realizarem aplicações em ativos como ações, obrigações ou outros valores mobiliários, são identificados como Fundos de Investimento Mobiliários (FIM).
Como o fundo de investimento beneficia de autonomia jurídica, os investidores são os detentores dos ativos do fundo e não o seu banco ou a sociedade que gere o fundo – a Sociedade Gestora de Fundos de Investimento.
Deste modo, cada investidor é titular de partes de capital iguais do fundo – as Unidades de Participação (UP) – com as mesmas características e sem valor nominal.
Assim, o investimento no fundo de investimento é realizado mediante a subscrição de UP, enquanto a venda dessas UP se designa resgate.
Os fundos de investimento podem ter um número fixo de unidades de participação – os Fundos Fechados – ou então permitir que investidores subscrevam ou resgatem UP em qualquer momento – os Fundos Abertos.
O valor dos investimentos realizados pelo fundo (líquido das comissões e encargos previstos) – o Valor Líquido Global do Fundo (VLGF) – irá evoluir em função da evolução do preço dos ativos que o compõem. O capital investido em fundos de investimento não é garantido, podendo o valor do seu investimento apresentar variações positivas ou negativas.
Se considera que os fundos de investimento podem ser uma boa alternativa para si, informe-se junto do seu banco sobre os fundos de investimento que mais se adequam ao seu perfil de investidor.