Os Exchange-traded Funds, mais conhecidos como ETF, são fundos de investimento admitidos à negociação em mercado regulamentado ou sistema de negociação multilateral. O seu principal objetivo é obter um desempenho relacionado com um indicador de referência.
Tal como os fundos de investimento tradicionais, os ETF são compostos por uma carteira de ativos. Contudo, não são subscritos e resgatados, mas sim negociados (ou seja, comprados e vendidos) “em bolsa”, como as ações.
Em regra, os ETF apresentam uma elevada liquidez e podem ter comissões mais reduzidas do que os fundos de investimento tradicionais, por serem normalmente geridos de forma passiva (a sua carteira tenta replicar a composição de um índice específico de forma economicamente eficiente).
Existem diferentes tipologias de ETF, com estratégias e riscos muito distintos.
O indicador de referência do ETF pode ser um índice de mercado (por exemplo o PSI, o Euro Stoxx 50 ou o S&P 500), um sector de atividade, um ativo, um cabaz de ativos ou uma estratégia de investimento.
Os ativos subjacentes ao indicador de referência podem também ser muito variados, incluindo, nomeadamente, instrumentos financeiros (por exemplo ações ou obrigações), matérias-primas (por exemplo, petróleo, ouro ou cereais), taxas de câmbio ou taxas de juro.
Antes de investir em ETF deve recolher informação precisa, clara e objetiva sobre as características e os riscos associados ao investimento a realizar, nomeadamente compreender a fórmula de cálculo do indicador de referência do ETF (ou seja, como se determina a rendibilidade do ETF).
Tal assume uma importância acrescida tratando-se de ETF que tenham por objetivo obter um desempenho correspondente a um múltiplo do desempenho do respetivo indicador de referência. Por exemplo, que pretendam duplicar ou triplicar o comportamento do índice de referência (os denominados ETF alavancados) ou que procurem proporcionar um desempenho inverso ao do indicador de referência.
Leia atentamente todos os documentos informativos obrigatórios e informe-se junto do seu banco sobre os ETF que mais se adequam ao seu perfil de investidor e objetivos de investimento.