O que é a inflação?
Os preços dos bens e serviços podem variar em qualquer momento: alguns preços sobem, outros descem. Há inflação quando se verifica uma subida generalizada, permanente e sustentada dos preços dos bens e serviços.
Num contexto de inflação, a moeda perde valor. Por outras palavras, precisamos de mais dinheiro para comprar o mesmo conjunto de bens e serviços. Se o aumento do rendimento das famílias (por exemplo via aumento de salários) for inferior à inflação, haverá uma redução do rendimento real (poder de compra). A inflação também reduz o valor real das poupanças e dos rendimentos.
Algumas estratégias que pode adotar para proteger o seu dinheiro
- Procure reduzir gastos, começando por fazer uma análise dos mesmos, diferenciando gastos indispensáveis de gastos supérfluos e despesas fixas de despesas variáveis.
Alguns exemplos do que pode fazer:
-
- Analise as tarifas de mercado existentes, optando pelas melhores, e reduza os consumos de eletricidade, gás e água, evitando consumos desnecessários e optando por equipamentos mais eficientes.
- Evite usar o carro, sobretudo na cidade. Sempre que puder, ande a pé, de transportes públicos, ou de bicicleta. Na impossibilidade de evitar a utilização do carro, conduza de forma inteligente para poupar combustível;
- Antes de comprar algum bem ou serviço, questione se ele é realmente indispensável. Procure e compare alternativas e também saldos e promoções que permitam obter preços mais baixos.
- Analise as tarifas de mercado existentes, optando pelas melhores, e reduza os consumos de eletricidade, gás e água, evitando consumos desnecessários e optando por equipamentos mais eficientes.
Tente aumentar o montante da poupança, em termos nominais, reforçando a sua poupança de emergência.
Depois de poupar, há que investir. Aplicar bem a poupança é particularmente importante num contexto de inflação, para que a remuneração obtida (por exemplo, com juros de um depósito a prazo, juros de obrigações, rendimentos de unidades de participação) não seja inferior à taxa de inflação, ou seja, para que a poupança não perca valor em termos reais.
Ao diversificar o investimento por vários tipos de ativos, atenuará o risco.
Informe-se, junto do seu banco, sobre os produtos que mais se adequam ao seu perfil de risco e objetivos de investimento.