A automatização da poupança é uma excelente forma de construir hábitos financeiros saudáveis, de forma simples e acessível. Existem vários serviços financeiros, ferramentas digitais e aplicativos que facilitam a poupança automática, entre os quais se incluem:
- Débito direto para pagamento de contas
Ao utilizar o débito direto para pagamento de faturas, como a água, a luz, o gás e as telecomunicações, consegue evitar atrasos no pagamento (e de pagar mais por isso) e poderá também vir a obter descontos.
- Sistemas de entregas programadas
Ao aderir a um sistema de entregas programadas, uma parte do dinheiro da sua conta à ordem é transferido automaticamente para uma conta poupança, em intervalos regulares de tempo.
- Programas de arredondamento
Pague as suas compras com cartões de débito ou crédito que arredondam o valor a pagar das suas compras para um valor superior e aumentam automaticamente a sua poupança.
Estes programas podem ser particularmente interessantes para quem tem mais dificuldade em poupar, uma vez que permitem ir pondo de lado pequenas quantias de cada vez que faz uma compra.
- Cartões com cashback
Um cartão com a funcionalidade de cashback (“dinheiro de volta”) permite-lhe receber uma percentagem, definida pela instituição financeira emissora do cartão, do valor dos pagamentos efetuados.
A devolução pode ser feita para a conta associada ao cartão ou de outro modo, consoante as condições definidas. Tenha em atenção que usualmente, a poupança é diferida, o que significa que o cashback não é imediato.
Quando utilizados de forma responsável (ou seja, sem aumento dos padrões de consumo), os cartões com cashback podem constituir uma solução de poupança interessante.
Todas estas ferramentas podem ser muito úteis para manter o hábito de economizar de forma constante e automática. Mas lembre-se: as melhores ferramentas serão sempre aquelas que se adaptam ao seu estilo de vida e objetivos financeiros.