O Seguro de Vida é um dos seguros em regra exigidos na concessão de crédito à habitação para proteger o banco e o(s) titular(es) do crédito, em situações de morte ou invalidez deste(s).
O custo (prémio) do Seguro de Vida depende de vários fatores relacionados com algumas características do(s) titular(es) do crédito à habitação (por exemplo, idade, hábitos, estilo de vida, profissão, etc.), mas também com o valor do crédito à habitação (ou valor do capital seguro).
Para que serve a atualização do capital do Seguro de Vida no crédito à habitação?
No caso dos Seguros de Vida, se estes estiverem associados ao crédito à habitação, os prémios também podem depender da evolução do montante de capital em dívida, visto que a sua principal finalidade é a de assegurar o pagamento do crédito habitação ao banco nas situações previstas.
Assim, o valor do capital seguro pode ser atualizado de acordo com a evolução do montante em dívida do seu crédito à habitação. Nestes casos, a atualização é feita de forma automática pela instituição financeira, não sendo necessário nenhum procedimento por parte do(s) titular(es) do crédito.
Com a atualização do capital vou pagar um prémio inferior pelo Seguro de Vida?
Se o capital do seguro for atualizado, tal não se traduz automaticamente numa redução do prémio do seguro a pagar. Isto porque, como referido, o prémio dos seguros depende de vários fatores, pelo que mesmo que a componente do capital seguro diminua ao longo do prazo do crédito à habitação, outras componentes de risco (como a idade) podem absorver o efeito da atualização do capital.
No entanto, com a atualização do capital seguro, irá pagar um prémio de seguro inferior ao que pagaria se o capital seguro não fosse atualizado.
Tenho de solicitar esta atualização do capital no Seguro de Vida?
Quando contratar o Seguro de Vida associado ao crédito à habitação, tem a opção de escolher a atualização de capital automática ou manter o capital constante.
Se escolher a atualização de capitais automática, o banco irá informar a seguradora do montante o capital em dívida, de modo a que o prémio do seguro acompanhe o montante em dívida, permitindo-lhe beneficiar de um prémio inferior.
Caso opte por manter o capital constante, pode beneficiar de uma garantia adicional, na medida em que, caso o seguro seja acionado, a seguradora irá pagar ao banco o montante do crédito em dívida, sendo a diferença apurada entregue aos beneficiários do seguro.