Diga adeus aos bilhetes e aos cartões recarregáveis! Algumas empresas de transporte, que operam nas cidades de Lisboa e Porto, já permitem viajar de forma contactless, com o seu cartão bancário, telemóvel ou smartwatch, sem ter de adquirir bilhete ou carregar um título de transporte.
A mais recente é a Metro de Lisboa onde é agora possível fazer o pagamento da viagem de forma automática, bastando para isso aproximar o cartão bancário contactless, telemóvel ou smartwatch do validador. Esta tecnologia oferece-lhe uma experiência rápida e segura, evitando perder tempo em filas de espera ou nas máquinas para aquisição de bilhete.
Esta solução também já se encontra disponível em toda a rede de comboios da Fertagus, onde existe pelo menos um validador contactless em cada uma das 14 estações. Também a Linha Andante, o serviço de transportes intermodais do Porto, já permite algumas deslocações com esta tecnologia, em particular nas linhas de metro.
Como funciona?
Os pagamentos contactless destinam-se, essencialmente, a pessoas que viajam ocasionalmente nos meios de transporte público.
No caso do Metro de Lisboa, o cliente terá de aproximar o cartão bancário contactless (físico ou virtual) ao validador e aguardar pela mensagem “Passe por favor” que aparecerá no ecrã, acompanhada por uma luz verde e sinal sonoro.
A maioria dos cartões bancários já possui tecnologia contactless, no entanto, haverá ainda um número residual de cartões com esta tecnologia que pode não estar preparado para este tipo de utilização. Se for este o seu caso, deve entrar em contacto com o seu banco.
Tenha em consideração que o mesmo cartão não pode ser usado para mais do que um passageiro, sendo obrigatória a validação de um meio de pagamento por cada viajante.
Além disso, terá que usar o mesmo método de validação na entrada e na saída. Por exemplo, no caso do Metro, se entrar com o seu cartão bancário, terá que passar o mesmo cartão para sair. Se entrou com o telemóvel associado a este cartão, à saída terá que usar também o telemóvel e não o cartão.
No caso das estações de comboios Fertagus, só poderá usar o cartão contactless (físico ou virtual) no validador identificado para este efeito. Depois, deverá selecionar o destino e confirmar a viagem. Caso o destino seja uma estação sem portas de acesso, não precisa de validar o cartão na saída. Se a estação de destino tiver portas de acesso, deverá passar novamente o cartão para conseguir sair.
Atenção: Deve retirar sempre o cartão bancário da carteira antes de aproximá-lo do validador, de modo a garantir que o pagamento é efetuado apenas nesse cartão. Assim, evita pagamentos indesejados noutros cartões contactless que possa ter na sua carteira.
A opção de pagamentos contactless nos transportes encontra-se também disponível em muitas cidades no estrangeiro. Antes de viajar, informe-se sobre as condições que se aplicam no seu local de destino, evitando ter que adquirir títulos de transporte que, no futuro, poderão não ter utilidade.
Como comprovo que efetuei o pagamento da minha viagem?
Os fiscais destas empresas estão geralmente munidos de terminais de fiscalização preparados para verificar quando e onde ocorreu a validação da sua viagem. Assim, e estando devidamente identificado para esse efeito, o fiscal pode solicitar o seu cartão bancário para verificar se a viagem foi paga. Caso não aceda, será considerado como cliente sem título de transporte, podendo incorrer nas respetivas penalidades.
Como são efetuadas as cobranças?
As deslocações efetuadas com pagamentos contactless têm um preço idêntico ao dos bilhetes adquiridos previamente.
No caso do Metro de Lisboa, a transação aparece posteriormente no seu extrato bancário com a descrição “Metropolitano de Lisboa E.P.E./ Valor/ Data”. Poderá aparecer uma transação por viagem ou uma agregação de viagens, no caso de ser aplicada a otimização tarifária.
Tome nota: por vezes poderá receber notificações do seu banco relativas a pré-autorizações que podem ser realizadas periodicamente após a validação do seu cartão. Trata-se de uma forma das empresas de transporte verificarem se o seu cartão tem saldo e se pode ser utilizado. Para mais informações, deve consultar o site da empresa onde viaja ou entrar em contacto com o respetivo centro de atendimento.
Porque é que o meu cartão deixou de funcionar?
Primeiro deverá verificar se o seu cartão bancário possui tecnologia contactless e se é emitido por uma das marcas aceites por estes transportes. Existem ainda outras razões que podem impedir o seu cartão de funcionar:
- A validade do cartão pode ter terminado;
- O cartão pode estar danificado;
- O cartão pode estar numa “lista negra” da empresa de transportes.
A “lista negra” ou “lista de cartões bloqueados” é um sistema próprio que inibe a utilização do cartão bancário na rede de transportes caso este tenha sido roubado, perdido, não tenha fundos, entre outros.
Se o seu cartão estiver inserido nessa “lista negra”, por falta de pagamento, apenas terá que regularizar a situação. Sempre que os pagamentos pendentes forem liquidados, o cartão volta a poder ser utilizado. Quando a sua conta tiver novamente saldo positivo, encoste o seu cartão ao validador que, mesmo apresentando uma luz vermelha inicialmente, desencadeará uma recuperação automática da dívida. Se esta recuperação for bem-sucedida, poderá voltar a viajar numa próxima tentativa.
Contactos úteis
Metro de Lisboa – 213500115 ou atendimento@metrolisboa.pt
Fertagus – 211 066 363 ou info@fertagus.pt
Linhandante – 226 158 151 ou cliente@linhandante.com