Aproxima-se mais uma Black Friday e, com ela, as campanhas promocionais, os mega descontos e as ofertas atrativas, sobretudo para quem quer antecipar as compras de Natal. Se pretende aproveitar esta época do ano, fique atento a alguns cuidados a ter quando faz as suas compras e pagamentos online.
A Black Friday nasceu nos EUA como uma estratégia para as lojas escoarem os stocks e prepararem a chegada dos produtos e novidades do Natal. Esta data assinala-se, geralmente, na última sexta-feira de novembro mas acabou por estender-se, ao longo de vários dias, dando origem a outras derivações deste fenómeno como a Black Week, Black Weekend ou Cyber Monday.
Certifique-se que o site é seguro
Quanto estiver a fazer as suas compras online, certifique-se que o site onde está a efetuar o pagamento é seguro. Para confirmar se a página é segura, verifique se existe um cadeado, normalmente junto à barra de ferramentas ou no canto inferior direito do ecrã. Adicionalmente, deverá verificar se o site começa por https:// (Hypertext Transfer Protocol Secure). O “s” atesta que o site é seguro.
Faça compras apenas nos sites oficiais
Nesta época do ano, muitos consumidores são atraídos para sites falsos, acabando por disponibilizar informação pessoal e os dados do cartão de crédito, que poderão vir a ser usados indevidamente.
Privilegie o site oficial da marca em vez das redes sociais ou das janelas pop-up com anúncios.
Antes de efetuar o pagamento, faça uma pesquisa sobre a loja e sobre a opinião dos utilizadores. Verifique se o comerciante é fiável, nomeadamente se disponibiliza o contacto, morada, nº de apoio ao cliente, número de identificação fiscal e se permite a troca ou reembolso dos artigos.
Evite utilizar redes públicas de Wi-Fi
Não deve fazer as suas compras ou pagamentos online quando está a utilizar redes públicas de Wi-Fi, pois os seus dados ficarão mais expostos, caso essas redes estejam a ser utilizadas também por piratas informáticos. Privilegie as ligações privadas e seguras.
Evite facultar os dados reais do seu cartão
Direcione as suas preferências para sites que permitam o pagamento das compras sem ter de facultar os dados reais do seu cartão. Existem comerciantes que permitem o pagamento através da criação de um cartão virtual, como o MB NET, o pagamento por referência Multibanco ou através de MB WAY.
Esteja atento a contactos suspeitos
Nesta altura do ano é comum estar à espera de receber encomendas relativas a compras efetuadas. Os criminosos aproveitam-se dessa situação para enviar SMS e Emails a solicitar que carregue em links para acompanhar o estado da sua encomenda ou para fornecer informações adicionais sobre a mesma. Esteja atento à origem destes contactos, pois muitas vezes o remetente não condiz com a entidade oficial.
Verifique regularmente o extrato da sua conta
Guarde sempre o comprovativo de pagamento e reveja regularmente o extrato da conta. Compare as datas e os montantes movimentados, de modo a verificar os seus gastos. Se detetar algum pagamento não autorizado, comunique de imediato ao seu banco.
Se desconfiar de uma situação de fraude ou se for, efetivamente, vítima de uma fraude online, deverá contactar de imediato o seu banco e informar-se sobre os procedimentos a adotar, que geralmente passam pelo reporte às autoridades.
Saiba mais sobre os cuidados a ter quando está online e sobre os tipos de fraude que podem existir e consulte também o site da APB para ficar a saber mais sobre este tema.