A abertura de uma conta bancária permite o acesso a um conjunto de produtos e serviços financeiros que facilitam a gestão do dia-a-dia.
O que é necessário?
Antes de abrir uma conta à ordem escolha o banco e as características da conta que pretende. Através dos websites dos bancos, por telefone ou numa agência bancária pode obter informações sobre a oferta de cada banco. É importante ter em atenção as comissões e outros custos associados à sua utilização.
Quando decidir em que banco vai abrir conta, reúna os documentos de identificação de quem será titular da conta. Tenha em atenção que a seguinte informação terá de ser obrigatoriamente comprovada com documentos:
- Nome completo;
- Assinatura;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade constante do documento de identificação;
- Tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação;
- Número de identificação fiscal nacional;
- Profissão e entidade patronal;
- Morada completa de residência permanente e, quando diversa, morada completa de residência fiscal.
Além dos elementos anteriores, deve prestar ao banco a informação sobre a sua naturalidade ou outras nacionalidades que não constem do documento de identificação.
No momento da abertura da conta à ordem, o banco deve apresentar-lhe a Ficha de Informação Normalizada (FIN), em que constam as características do produto e, dependendo de cada banco, pode ser-lhe exigido um montante mínimo para abertura da conta.
Vantagens da Conta à Ordem
Ter uma conta à ordem apresenta um conjunto de vantagens, nomeadamente:
- Permite ter o dinheiro em segurança, em vez de o ter “debaixo do colchão” ou noutro local menos seguro. Ao depositar dinheiro numa instituição financeira (banco) com sede em Portugal, o dinheiro do depósito é garantido pelo Fundo de Garantia de Depósitos, atualmente até ao montante de 100.000 euros por cada depositante.
- Permite ter acesso ao sistema de débitos diretos que possibilitam o pagamento automático de despesas regulares, como a eletricidade, a água ou o gás. Basta comunicar à entidade fornecedora do serviço, o número de identificação bancária da sua conta (NIB) ou o número internacional de conta bancária (IBAN) e autorizar o débito dos montantes em dívida:
- O NIB é composto por 21 algarismos (os primeiros oito identificam o banco e o balcão, os 11 dígitos seguintes identificam a conta à ordem e os dois últimos são dígitos de controlo);
- O IBAN é igual ao NIB, antecedido do código do país (PT) e de dois dígitos de controlo (50).
- Permite associar e usufruir de uma série de produtos e serviços como o cartão de débito, o cartão de crédito ou o acesso à conta online, seja através do homebanking ou da App.
O cartão de débito, associado a uma conta à ordem, permite o acesso à conta a qualquer momento, onde quer que estejamos, através da rede de caixas automáticos, dos terminais de pagamento automático ou da Internet. Com o seu cartão, poderá realizar um conjunto de operações nas ATM’s:
- Levantar e depositar dinheiro
- Depositar e requisitar cheques
- Transferir dinheiro entre contas
- Efetuar pagamentos de serviços e carregamentos de telemóveis
- Comprar bilhetes para espetáculos, eventos desportivos ou transportes
- Alterar códigos
- Gerir listagem de débitos diretos autorizados
O cartão de crédito permite fazer compras em lojas ou na Internet, sem que o dinheiro saia de imediato da sua conta, permitindo assim uma maior gestão do orçamento familiar através de várias opções de pagamento do saldo em dívida.
A conta online permite o acesso imediato à sua conta bancária (24 horas por dia, 7 dias por semana), seja através do site ou App do seu banco, de modo a poder executar todo o tipo de operações, como consultas, transferências ou pagamentos, sem ter que se deslocar a uma agência bancária. Para ter acesso à sua conta através da Internet, deverá solicitar a adesão junto do seu banco, que lhe fornecerá os dados e códigos necessários.