A transferência é uma operação bancária, efetuada por iniciativa de um ordenante – particular ou empresa – que solicita a uma instituição de crédito, o débito de um determinado valor da sua conta e o envio desse mesmo montante para outra conta, cujo titular é o beneficiário da transferência.
Consoante a localização das contas bancárias, as transferências podem ser:
- Intrabancárias – se realizadas entre contas existentes na mesma instituição bancária;
- Interbancárias – se realizadas entre contas abertas em instituições bancárias diferentes. Estas podem ser designadas por:
- Nacionais – quando as instituições estão localizadas no mesmo país;
- Internacionais – quando as instituições estão localizadas em países diferentes.
Para efetuar uma transferência será necessário saber o nome e número da conta ou IBAN do destinatário. No caso das transferências internacionais poderão ser solicitadas informações adicionais como a morada, o banco de destino ou o código SWIFT.
As transferências de dinheiro para o estrangeiro (internacionais) podem ser efetuadas por duas vias:
- Por débito em conta
- Através da entrega de dinheiro (em algumas empresas de transferência de dinheiro não é obrigatório ter conta bancária, nem para o ordenante nem para o beneficiário das ordens).
Há várias soluções para enviar o seu dinheiro para o estrangeiro, com rapidez e segurança, através dos bancos:
- Serviços de transferência de dinheiro de forma imediata para qualquer parte do mundo;
- Serviço de transferências que envolve instituições de crédito de países diferentes;
- Serviço para bancos aderentes, com disponibilização imediata do dinheiro ao beneficiário, para fundos exclusivamente em euros (pagamentos prioritários).
As transferências podem ainda ser efetuadas de forma simples e segura através do site ou da App do seu banco. Aqui poderá realizar transferências de forma imediata ou agendar uma transferência para que ela ocorra de forma regular, por exemplo, todos os meses ao longo de um ano. Para efetuar transferências online, terá primeiro que solicitar as credenciais de acesso ao seu banco.
Antes de efetuar uma transferência, informe-se junto do seu banco sobre as condições, custos associados e documentos necessários à realização da transferência. As comissões das transferências para o estrangeiro podem ter um custo mais elevado do que as transferências nacionais porque envolvem a comunicação com instituições de crédito de países diferentes. Em alguns bancos é possível transferir dinheiro para Portugal e para o resto do mundo sem custos, desde que através de canais automáticos dos bancos e para países aderentes à SEPA – Área Única de Pagamentos em Euros.