Quando vai ao banco pessoalmente ou quando acede às suas plataformas de homebanking, o banco tem que ter garantias absolutas de que o cliente é, quem diz ser, nomeadamente através da exigência de provas da autenticidade da sua identidade. Como nas redes sociais estes mecanismos de verificação e segurança ainda não são possíveis, quando interagir com o seu banco pelas redes sociais deve ter cautelas acrescidas.
Ao fazer um comentário num post, como cliente do banco, já está a expor informação pessoal a outros utilizadores daquela rede. Essas informações podem ser usadas para fraudes, incluindo roubo de identidade ou esquemas de lavagem de dinheiro.
Pode, por exemplo, vir a ser contactado por alguém que diz ser funcionário do seu banco a pedir dados pessoais usando a informação que partilhou na rede social. Ao obter esses dados, esse alegado funcionário, pode aceder à sua conta bancária ou fazer-se passar por si.
Receber chamadas telefónicas e mensagens via WhatsApp, supostamente em nome do banco, pode ser outra forma de tentar enganá-lo. Há casos de clientes a quem já foi solicitada a fotografia do cartão matriz, por esta via.
Conheça alguns dos riscos a ter em conta:
Risco de exposição: Se estiver a falar com o seu banco pelas redes sociais, deve saber proteger os seus dados. Se já for cliente deve evitar revelá-lo publicamente. Caso tenha que se dar a conhecer como cliente, deve fazê-lo por mensagem privada;
Risco de invasão de privacidade ou de roubo de identidade: Tire proveito das potencialidades de esclarecimento genérico das redes sociais sem revelar dados pessoais, pois corre o risco de os mesmos serem indevidamente apropriados por pessoas dedicadas ao cibercrime.
Risco de esquemas fraudulentos: Caso seja abordado com um pedido de informação bancária através de um perfil nas redes sociais, ignore-o. Este pedido de informação confidencial pode também acontecer através de mensagens de correio eletrónico ou até por SMS.
Risco de desatenção: Os bancos nunca lhe pedem dados da sua conta, dados pessoais ou dados bancários, como códigos de acesso ou cartão matriz, por e-mail, redes sociais ou SMS.
Riscos de phishing: Nunca clique em links enviados alegadamente pelo seu banco. Podem abrir portas a uma tentativa de fraude com esquemas de phishing que têm como principal objetivo obter os seus dados pessoais ou bancários de modo a aceder ao seu dinheiro.