Perceba quais são as vantagens associadas aos fundos de investimentos:
1. Diversificação
Ao agregar as poupanças de vários investidores, os fundos de investimento conseguem ter uma capacidade financeira para comprar e manter vários ativos (por vezes várias dezenas ou até centenas). Esta possibilidade confere aos fundos de investimento a possibilidade de diversificar facilmente os seus ativos.
Enquanto investidor, pode também investir em vários tipos de fundos, beneficiando ainda mais da diversificação de investimentos.
2. Decisões de Investimento tomadas por Profissionais
Tomar as suas decisões de investimento nem sempre é uma tarefa fácil. Mais ainda se não souber ou não conseguir acompanhar adequadamente a evolução dos mercados financeiros.
Ao subscrever fundos de investimento, está a confiar a sua poupança em profissionais experientes que são responsáveis pela gestão do fundo de investimento – colaboradores da sociedade gestora – e que irão tomar as melhores decisões de investimento (adquirir, alienar ou manter determinados ativos), de acordo com as políticas de investimento do fundo.
3. Minimizar custos de transações
Com maior capacidade de investimento, os fundos de investimento conseguem também dispor de outra capacidade negocial que o investidor comum não consegue.
Os custos associados às diversas transações realizadas são diluídos por montantes elevados de investimento, o que se traduz na minimização dos custos de transação de ativos financeiros.
4. Reduzidos montantes de investimentos
É possível subscrever unidades de participação (UP) de fundos de investimento em montantes reduzidos.
Os montantes mínimos de subscrição dos fundos podem variar de fundo para fundo, mas é habitual que, com poucas dezenas ou centenas de euros, consiga subscrever UP de um fundo de investimento adequado aos seus objetivos financeiros.
5. Liquidez
É possível converter os fundos de investimento em dinheiro, ou seja, resgatar as suas UP, num curto período de tempo. Este período irá naturalmente variar em função do tipo de fundo e das classes de ativos em que o mesmo investe (por exemplo, será usualmente mais rápido resgatar UP de um fundo de tesouraria do que de um fundo imobiliário).
Tenha também atenção que determinados fundos de investimento podem cobrar comissões de resgate (ou de transferência para outros fundos), nomeadamente em situações em que o investimento no fundo de investimento foi de curto prazo.