Sabia que a mesada dos mais jovens pode ser atribuída através de cartões de débito, em vez de dinheiro? Fique a conhecer aqui as vantagens:
- É útil para fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais;
- É mais seguro do que o dinheiro, em caso de perda ou roubo;
- Permite ter um extrato com todos os gastos, controlando onde e quanto se gasta;
- Pode permitir a constituição de poupanças com o excedente;
- É possível estabelecer limites diários, semanais ou mensais e assim evitar uma incorreta utilização do dinheiro;
- É um incentivo para começar a aprender a gerir o dinheiro.
Cartão de débito
Uma das possibilidades é atribuir um cartão de débito comum. A atribuição de um cartão de débito pode ser feita aos jovens a partir dos 12 anos (a idade pode variar de banco para banco) com base na abertura de uma conta jovem, e desde que devidamente autorizada pelos pais ou tutores. Os bancos associam frequentemente à sua oferta para os jovens descontos na compra de roupa, livros, bilhetes de cinema, entre outros. Informe-se junto do seu banco sobre estas opções.
Cartão pré-pago
Para os mais novos, a partir dos 10 anos, a opção que pode ser mais adequada, e que permite maior segurança, é o cartão pré-pago. Com um cartão pré-pago só se gasta o dinheiro que tiver sido carregado e é possível consultar o saldo e as compras efetuadas, através da internet ou do extrato bancário, permitindo um controlo efetivo dos gastos. Por exemplo, se o cartão foi carregado com 100€, o utilizador só pode efetuar levantamentos ou pagamentos nesse valor. Se necessitar de efetuar levantamentos ou pagamentos que excedam o saldo do cartão, terá que fazer um novo carregamento.
Os cartões pré-pagos podem ser carregados através de transferência bancária e também nas caixas multibanco, através da opção “Pagamentos de serviços”. Para maior comodidade, os pais podem planear uma transferência automática da mesada, num montante pré-definido, no início ou no final de cada mês. Alguns destes cartões permitem a poupança automática do saldo mensal excedente, por transferência agendada, para uma conta de poupança.