Uma “Money Mule” ou “mula de dinheiro” é uma pessoa que é usada por terceiros para transferir dinheiro, obtido de forma ilegal. Dito de outra forma, as “mulas de dinheiro” são aliciadas para cometer um crime de branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro), sendo pagas para transferir dinheiro, muitas vezes associado a atividade criminosa, de uma pessoa para a outra.
Mesmo que as “mulas” não estejam diretamente envolvidas nos crimes que geraram o dinheiro (cibercrime, fraude em pagamentos online, tráfico de droga ou de seres humanos) são cúmplices, uma vez que estão envolvidas na “lavagem” do dinheiro obtido com esses crimes. Simplificando, as “mulas de dinheiro” ajudam os criminosos a permanecer anónimos, enquanto o seu dinheiro circula por diferentes partes do mundo.
Como é que as “Mulas de Dinheiro” são recrutadas?
Os angariadores geralmente recorrem a:
- Ofertas de emprego, aparentemente legítimas (por ex. agentes de “Money Transfer”), anunciadas através de fóruns de emprego online, e-mails, redes sociais ou anúncios pop-up.
- Mensagens enviadas diretamente através de aplicações de mensagens instantâneas como o WhatsApp, Viber, Telegram ou por correio eletrónico.
- Contacto direto e pessoal, por exemplo, na rua.
Quem são os alvos mais visados?
- Os recém-chegados ao país, os desempregados, os estudantes e as pessoas com dificuldades económicas;
- Os jovens adultos, geralmente pessoas com menos de 35 anos, ou mesmo gerações ainda mais jovens (dos 12 aos 21 anos).
Quais são os sinais de alerta?
As características que se seguem não são necessariamente indicativas de aliciamento de “mulas de dinheiro” mas são frequentemente utilizadas.
-
OFERTAS DE EMPREGO FALSAS
- O site onde a oferta de emprego surge é geralmente falso mas o nome e aspeto gráfico são idênticos ao da empresa verdadeira e o endereço é semelhante.
- Os emails com as ofertas de emprego falsas aparecem muitas vezes mal escritos e numa linguagem descuidada.
- O endereço de correio eletrónico do remetente é normalmente de um serviço gratuito baseado na Internet como o Gmail, Yahoo!, Windows Live Hotmail e não corresponde ao nome da empresa.
- Os anúncios de “money mule” indicam normalmente que se trata de uma empresa estrangeira que procura “representantes locais/nacionais” ou “agentes” para atuarem em seu nome, durante um período de tempo, por vezes para evitar taxas de transação elevadas ou impostos locais.
- O cargo anunciado envolve geralmente a transferência de dinheiro ou de bens.
- As funções específicas do cargo não são descritas.
- O cargo não inclui requisitos em termos de habilitações ou experiência.
- Todas as interações e transações são feitas online e promete-se um potencial de ganho significativo, com pouco esforço.
- A natureza do trabalho da falsa empresa pode variar mas as especificidades do emprego anunciado incluem sempre a utilização da sua conta bancária para movimentar dinheiro.
- PROMESSA DE DINHEIRO INSTANTÂNEO
- Uma pessoa que não conhece pede-lhe para movimentar o dinheiro dela através da sua conta bancária e oferece-lhe uma parte desse dinheiro.
- O contacto é estabelecido pessoalmente, através das redes sociais ou de aplicações de mensagens instantâneas.
- A oportunidade de ganhar dinheiro fácil é apresentada como não tendo riscos, utilizando expressões como “dinheiro legítimo”, “100% garantido” e “dinheiro no mesmo dia”.
- Dizem-lhe o que deve fazer e quanto é que os outros já ganharam por fazer o mesmo.
- Ser-lhe-á sempre pedido que forneça o número da sua conta bancária.
Tome nota: Apesar de o dinheiro entrar e sair da sua conta bancária, a responsabilidade destas transações também será sua, pois este dinheiro foi obtido de forma ilegal.
Como combater o branqueamento de capitais?
- Nunca forneça o número da sua conta bancária ou quaisquer outros dados pessoais a ninguém, a menos que os conheça e confie neles.
- Proteja os seus cartões bancários. Não divulgue os dados de acesso à sua conta online, nem o PIN, número CVV, etc.
- Seja muito cauteloso com e-mails não solicitados ou ofertas feitas através das redes sociais que prometem dinheiro fácil.
- Ignore qualquer oferta de emprego que envolva transferências de dinheiro através da sua conta bancária, por mais autêntica que possa parecer. Se uma oportunidade parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente não é.
O que fazer?
- Se recebeu mensagens de correio eletrónico deste tipo, não responda e não clique nas ligações que contêm. Informe antes a polícia.
- Esteja atento a anúncios de emprego e publicações nas redes sociais que prometam dinheiro fácil. Denuncie sempre a conta ao fornecedor da plataforma para que seja retirada e para evitar que outras pessoas caiam na burla.
- Se receber uma oferta pessoalmente, recuse-a e denuncie-a à polícia.
- Se suspeitar que foi apanhado num esquema de lavagem de dinheiro, pare imediatamente de transferir dinheiro, notifique o seu banco ou prestador de serviços de pagamento e comunique o facto à polícia nacional. Poderá ajudar a evitar que outras pessoas se tornem mulas de dinheiro e até ajudar a apanhar os criminosos.
Para mais informações consulte o site da Polícia Judiciária ou da Europol.