#1 o que permite a tecnologia contactless
Também conhecido como tecnologia Near Field Communication (NFC), o contactless – que traduzido para português quer dizer “sem contacto”- permite a troca de informações entre dispositivos através de radiofrequência, sem necessidade de inserção do seu cartão no terminal de pagamentos.
A tecnologia contactless permite assim realizar pagamentos de uma forma rápida e mais cómoda. Só precisa de aproximar o cartão do terminal de pagamento automático (TPA), com tecnologia contactless (tipicamente a uma distância entre 1 e 3 centímetros), para que a transação seja efetuada.
#2 Como identificar a tecnologia contactless
Para saber se o seu cartão permite efetuar pagamentos sem contacto ou se o comerciante onde está a fazer a compra aceita este tipo de pagamento, deve reparar no seguinte:
- Os cartões com contactless apresentam este símbolo
- Os terminais de pagamento que aceitam pagamentos contactless apresentam este símbolo
#3 É possível fazer pagamentos contactless sem cartão bancário
Não é apenas o cartão de pagamento bancário (cartão de débito, cartão de crédito ou cartão pré-pago) que permite fazer pagamentos utilizando a tecnologia contactless. Esta funcionalidade também pode ser usada para efetuar pagamentos digitais através do seu telemóvel, relógio, pulseira ou outro dispositivo que tenha a tecnologia contactless incorporada.
No caso de dispositivos tecnológicos com câmara incorporada também é possível efetuar pagamentos sem contacto fazendo a leitura de um QR Code, como é o caso do MB WAY.
#4 Os pagamentos contactless são seguros
A tecnologia contactless oferece segurança contra tentativas de fraude pois, ao efetuar o pagamento, não é necessário entregar o cartão a outra pessoa.
Além disso, este processo não é totalmente automático. Para uma compra ser validada é necessário que o comerciante insira primeiro o valor no terminal e que o cartão de pagamento seja aproximado durante uns segundos.
Assim, antes de efetuar uma compra, é importante confirmar primeiro o valor da transação e só depois é que deve aproximar o seu cartão do terminal de pagamento.
Tome nota: os cartões contactless só permitem efetuar uma transação de cada vez, por isso, se aproximar o cartão por mais algum tempo, não há risco de duplicar o pagamento. Cada operação tem de ser finalizada ou anulada antes de o terminal permitir efetuar um novo pagamento. No entanto, se detetar uma operação não autorizada, contacte imediatamente a entidade que emitiu o seu cartão ou onde tem conta.
#5 Os pagamentos contactless também podem exigir PIN
Por razões de segurança, existem limites aos montantes que podem ser pagos sem ser necessário inserir o PIN. Eis alguns exemplos:
- Nas transações acima de 50€ é sempre necessário a introdução do código PIN.
- Pagamentos consecutivos até 150€ vão exigir a introdução do seu PIN na transação seguinte.
- Dependendo da entidade que emite o cartão, pode existir um limite de cinco transações consecutivas sem PIN.
Poderá acontecer em algumas situações, mesmo quando o pagamento está dentro dos limites máximos definidos, que lhe seja solicitado a introdução do PIN. Nesse caso, poderá tratar-se apenas de uma medida de segurança adicional aplicável a este tipo de pagamentos.
Em caso de dúvida, informe-se junto da entidade que emitiu o seu cartão para saber mais sobre os limites aplicáveis.
Tome nota: Se viajar para fora da União Europeia informe-se sobre as regras aplicáveis no país de destino às transações contactless.
#6 Pode desativar o contactless do seu cartão
A funcionalidade de contactless do cartão é ativada assim que utilizar o seu cartão contactless pela primeira vez num Caixa Automático (ATM) ou num terminal de pagamentos (TPA). Na primeira operação de pagamento que efetuar com o cartão terá sempre que inserir o PIN associado. Só a partir daí é que a opção contactless fica ativa.
Se, a qualquer momento, quiser desativar a funcionalidade contactless deverá contactar o emitente do cartão pelos canais habituais e explicar-lhe a situação. Alguns bancos disponibilizam, nas suas aplicações móveis, a possibilidade de gerir a utilização do contactless.