Se pretende continuar os seus estudos ou voltar a estudar e chegou à conclusão de que vai precisar de financiamento para suportar esta despesa, saiba que as instituições de crédito dispõem de ofertas de crédito pessoal para financiar despesas de educação.
Pelas suas características, usualmente mais adaptadas às circunstâncias dos estudantes, o crédito pessoal com a finalidade de educação apresenta geralmente condições mais favoráveis do que outras alternativas. Estas condições podem incluir:
- Taxa anual efetiva global (TAEG) mais baixa;
- Períodos de utilização mais adaptadas ao pagamento das matrículas e propinas;
- Possibilidade de prever um período de carência, ou seja, um período inicial sem reembolso de capital (pagando apenas juros);
- Prazos de reembolso mais alargados que noutras modalidades de crédito pessoal.
Estes créditos pessoais, com a finalidade destinada ao financiamento de despesas de educação, são uma boa opção a considerar pelos candidatos que pretendam frequentar cursos superiores, pós-graduações, cursos técnicos e especializações, mestrados ou doutoramentos, entre outros, em Portugal ou no estrangeiro.
A instituição de crédito poderá solicitar um comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino, de forma a comprovar a afetação do crédito à respetiva finalidade, e/ou comprovativos de aproveitamento escolar.
São várias as instituições de crédito a operar em Portugal que disponibilizam ofertas de crédito pessoal destinadas à educação. Procure esta informação, bem como todas as condições aplicáveis, nos respetivos websites.
O candidato pode ainda consultar, junto do estabelecimento de ensino pretendido ou de outras entidades (por exemplo na sua autarquia), se estará elegível para alguma bolsa de estudo ou outro programa de apoio.