Se já tens ou pretendes vir a ter uma conta no banco e um cartão de débito associado, fica a conhecer aqui alguns dos cuidados que deves ter de modo a evitar utilizações indevidas, perdas ou roubos.
O cartão de débito é geralmente enviado para a tua morada, assim como o código PIN mas em momento separados. Quando recebes o cartão deves assiná-lo de imediato na parte de trás e não permitas que o cartão seja usado por qualquer pessoa, nomeadamente, se forem estranhos.
Quando receberes o código, deves memorizá-lo para uma primeira utilização e depois proceder à sua alteração, para um código que só tu conheças e que seja fácil de memorizar para ti. A alteração do código PIN pode ser feita numa máquina ATM ou no site do teu banco. Alterado o código secreto, deves destruir o papel que te foi enviado pelo banco. Nunca escrevas ou registes o código PIN, seja num papel ou no telemóvel, nem o guardes junto do cartão.
Lembra-te: O código secreto (PIN) é pessoal e intransmissível, não o divulgues a ninguém, seja em que circunstância for, e altera-o se achares que foi comprometido.
Quando utilizares o cartão nos caixas automáticos (ATM), fica atento ao que se passa em redor e digita sempre o PIN protegendo o teclado com a outra mão, de modo a que não seja visível para quem está à tua volta. Tem especial atenção ao aspeto exterior da máquina e a comportamentos anómalos. Por exemplo, se o teclado parecer defeituoso, se a ranhura onde se coloca o cartão parecer danificada ou se o tempo da operação estiver a ser mais demorado do que é normal.
Quando fizeres um pagamento num Terminal de Pagamento Automático (TPA) de um comerciante, entrega o cartão apenas quando o equipamento estiver à tua frente. Confere sempre o valor da operação antes de dares “OK” ou carregares na tecla verde e lembra-te de proteger a marcação do PIN.
Deves conferir regularmente o extrato da tua conta, bem como os movimentos do cartão. Se detetares movimentos ou pagamentos que não realizaste, contacta imediatamente o teu banco. Em caso de roubo ou perda do cartão, deves ligar de imediato para o teu banco.