Genericamente, os bancos classificam os seus clientes em Particulares (famílias ou pessoas singulares) e Empresas. Cada um destes tipos/segmentos de clientes apresenta necessidades distintas:
Clientes Particulares
Recorrem ao banco para:
- Abrir uma conta que lhes permita receber os seus rendimentos e efetuar os pagamentos do dia-a-dia;
- Criar uma conta de poupança que concentre o aforro necessário ao consumo ou investimento futuros;
- Efetuar investimentos ou aplicações com determinados objetivos (muitas vezes para a idade da reforma, os estudos universitários dos filhos, etc.);
- Utilizar meios de pagamento (cartões de débito e crédito, cheques, transferências bancárias, débitos diretos);
- Pedir crédito, visando investimentos de longo prazo, como a compra de habitação própria, ou o consumo mais imediato, como as férias ou o automóvel.
Clientes Empresas
Recorrem ao banco para:
- Pedir financiamento para um investimento de médio/longo prazo em instalações ou equipamento;
- Obter um financiamento de curto prazo para tesouraria ou para operações que só virão a ser pagas no futuro;
- Realizar pagamentos aos seus empregados, fornecedores, Estado e outras entidades;
- Remeter ou receber fundos do estrangeiro quando realizam negócios que obriguem a transações internacionais;
- Apresentar uma garantia, chamada “Garantia Bancária”, que assegure o pagamento à outra parte interessada no negócio (Beneficiário) e o cumprimento das obrigações financeiras estabelecidas.