Desde 2011 que, no âmbito do seu Projeto de Educação Financeira, a Associação Portuguesa de Bancos desenvolve várias iniciativas de Educação Financeira, dirigidas a diferentes públicos-alvo, com o objetivo de promover uma maior, mais abrangente e mais inclusiva cultura financeira em Portugal.
Todas estas iniciativas são dinamizadas por um Grupo de Trabalho de Educação Financeira, composto por diversos bancos associados.
A APB é ainda parceira do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que integra o Banco de Portugal, a CMVM e a ASF. No âmbito desta parceria são de destacar as atividades desenvolvidas em escolas e a elaboração dos Cadernos de Educação Financeira para o Ensino Básico e Secundário, que se destinam à dinamização deste tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que integra o currículo escolar.
Para ficar a saber mais sobre o Projeto de Educação Financeira da APB, pode consultar a revista Educação Financeira que apresenta um resumo das iniciativas promovidas, neste âmbito, pela APB e por outras entidades nacionais e internacionais.
Pode ainda consultar o Manual de Literacia Financeira para Europa, elaborado pela Federação Bancária Europeia (EBF), da qual a APB é membro, para ficar a conhecer os principais indicadores e projetos de educação financeira desenvolvidos por outros países europeus, entre eles Portugal.