Os investimentos em ações são muito comuns, tratando-se de um meio fundamental para que as empresas possam angariar capital que lhes permita investir e crescer.
Em termos gerais, a maioria das pessoas tem pelo menos uma noção do que é uma ação. Mas, se ainda não compreende devidamente do que se trata e gostava de saber mais, este artigo é para si.
Conceito de ação
As ações são instrumentos financeiros que representam uma parcela do capital das empresas que as emitem. Os detentores das ações – os acionistas – têm, regra geral, direito a participar e votar em assembleias gerais. Ou seja, podem participar na tomada de decisões estratégicas da empresa, e receber dividendos, se a empresa distribuir lucros.
Cotação
Como outros instrumentos financeiros, o valor das ações – a cotação – pode ser influenciada por diversos fatores, sejam eles específicos da própria empresa (por exemplo, a obtenção de lucros ou perspetivas de crescimento) ou externos à empresa (por exemplo, o sector económico onde desenvolve a sua atividade ou o país onde está sediada).
As bolsas
O investimento em ações realiza-se sobretudo através de mercados regulamentados onde os compradores e vendedores colocam, respetivamente, as suas ordens de compra e venda através de intermediários financeiros registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e autorizados a prestar esse serviço, como é o caso dos bancos.
Conselhos para investir em ações
- Defina o seu objetivo de investimento e o horizonte temporal, tendo presente que o investimento em ações deve ser tendencialmente feito a pensar no médio e longo prazo.
- O montante investido em ações não está sujeito a qualquer garantia de capital, pelo que deve investir apenas uma parcela das suas poupanças neste tipo de instrumentos financeiros, contribuindo para a diversificação dos seus investimentos;
- Antes de investir verifique sempre na CMVM que a entidade em causa é um intermediário financeiro registado com autorização para operar em Portugal;
- Tenha em atenção que existem ações com menor liquidez, ou seja, podem ser mais difíceis de comprar ou vender em determinado momento e ao preço desejado. Analise a liquidez da respetiva ação pela consulta do valor médio de transações diárias ou do volume médio de ações transacionadas.
- Analise os custos envolvidos na transação e detenção de ações, compreenda as suas obrigações fiscais e avalie o impacto destes custos no retorno do investimento que realizou;
- Procure obter informação sobre a empresa em que pretende investir e estar atento aos eventos societários (ex. distribuição de dividendos, aumentos de capital, entre outros);
- Tenha disponibilidade para acompanhar a evolução do seu investimento analisando alguns indicadores como o Price to Book Value, o Price Earnings Ratio, o Return on Equity e o Dividend Yield.