Despenda algum tempo a analisar, discutir e decidir o melhor para as suas poupanças de acordo com o seu perfil de investidor. Avalie se o produto financeiro é de capital garantido no vencimento e leia os folhetos obrigatórios dos produtos, para recolher informação sobre o risco e rendibilidade das aplicações, entre outras condições (comissões e custos de subscrição e resgate). Caso a leitura destes folhetos lhe suscite dúvidas, não hesite e fale com o seu banco.
Procurar aconselhamento junto do banco
Seja qual for o seu objetivo de poupança, peça aconselhamento junto do seu banco para esclarecer todas as dúvidas e escolher o melhor produto de poupança de acordo com o seu perfil financeiro e a finalidade da poupança.
Se o objetivo for poupar para adquirir um bem no curto prazo (por exemplo, mobiliário ou eletrodomésticos), é aconselhável um produto que permita a mobilização antecipada e sem risco de capital, como, por exemplo, um depósito a prazo.
Se o objetivo é criar um ‘pé-de-meia’, a conta poupança pode ser uma solução, pois permite efetua reforços ao longo do tempo com renovações automáticas para continuar a poupar.
Faça uma simulação
Existem simuladores de poupança que conjugam a gestão do orçamento familiar e a poupança, criando um plano financeiro de médio/longo prazo conforme os objetivos que definir. Utilize um simulador que permita inserir os dados acerca de rendimentos obtidos e despesas mensais fixas, para obter o plano de poupança mais indicado para si.
Se o seu objetivo passar pela compra de uma casa, constituir família ou planear a reforma, faça simulações para, por exemplo:
- Determinar um plano ajustado ao montante da entrada para a compra da casa;
- Programar uma poupança para os custos inerentes à compra do imóvel;
- Definir necessidades de liquidez futuras relacionadas com o agregado familiar,
- Saber qual a perda de rendimento na fase da reforma e criar um plano de entregas para assegurar um rendimento complementar.
Criar um plano de poupança adequado ao seu perfil e capacidade financeira é um passo fundamental. Além disso, acompanhe as suas contas com frequência para evitar desvios face ao objetivo final.