Para fazer compras na Internet é fundamental ter sempre presente um conjunto de cuidados para garantir a segurança das operações realizadas, a salvaguarda dos dados pessoais e, dessa forma, minimizar os riscos de uma utilização indevida por terceiros.
Assim, deve adotar um conjunto de regras de segurança essenciais na utilização do seu computador, telemóvel ou tablet, nomeadamente no acesso ao seu banco e na realização de transações, como compras online ou operações bancárias.
Se quiser fazer compras online, recorra apenas a websites conhecidos e com reputação, que permitam realizar transações seguras.
Para confirmar se a página é segura, procure o certificado de segurança – identificado pelo cadeado, normalmente junto à barra de ferramentas ou no canto inferior direito do ecrã. Outro elemento adicional de segurança, será verificar se o site começa por https://
Nunca use redes públicas de Wi-Fi para fazer as suas compras ou pagamentos online. Privilegie as ligações seguras.
Tenha cuidado com as ofertas bombásticas. Se parece demasiado bom para ser verdade é porque
provavelmente não é verdade.
Verifique se o comerciante é fiável, nomeadamente se disponibiliza o contacto, morada, número de identificação fiscal e se permite a troca ou reembolso dos artigos.
Direcione as suas preferências para sites que permitam o pagamento das compras sem ter de facultar os dados reais do seu cartão como, por exemplo, as opções MB NET ou MB WAY.
Certifique-se que todos os custos estão corretos, antes de aprovar a operação/transação e guarde sempre o comprovativo de pagamento.
Reveja cuidadosamente o extrato da conta e compare as datas e os montantes movimentados, de modo a verificar os seus gastos. Se detetar algum pagamento não autorizado, comunique de imediato ao seu banco.
Se tiver em consideração estes aspetos, estará mais protegido contra eventuais tentativas de fraude, quando fizer as suas compras e transações online.
E se for vítima de fraude?
Se desconfiar de uma situação de fraude ou se for efetivamente vítima de uma fraude financeira online, deverá contactar de imediato o seu banco. Poderá ainda dar o alerta a uma das seguintes entidades:
- Polícia
- Ministério Público
- CNPD (Comissão Nacional de proteção de Dados)
- Direção-Geral do Consumidor